A naturalização de agredir o outro por considerar sua aparência física como um critério de desvalorização é um gesto político de quem acha que tem privilégios.

23 de Mai / 2017
Há 41 sinônimos para a palavra opressão. Analisemos os sinônimos humilhação e submissão conseguida pela força. Podem assumir aspectos que aparecem com outros nomes como a gordofobia, o racismo, o machismo, o sexicismo etc. Todos denominam formas de violência que se constituem em crimes contra o outro. 



Crimes de ódio tipificados nas leis uns, outros ainda não, mas seguramente, todos são de uma deselegância que não pode estar nas práticas sociais de quem gostaria de se contar entre as almas civilizadas desse planetinha azul. 

A naturalização de agredir o outro por considerar sua aparência física como um critério de desvalorização é um gesto político de quem acha que tem privilégios. Um ser humano que ainda não aprendeu a viver em sociedade e a respeitar o outro grita sua pequenez, torna-a visível. Mas como tudo o que tem alma também pode aprender, confiemos no tempo. O crescimento espiritual é um potencial inerente ao ser humano.



Letícia Tavares

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), com dissertação comparando aspectos das línguas inglesa e portuguesa, é especialista em Linguística de texto e ensino também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesado Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí em Urutaí GO. Tem experiência como coordenadora de curso de Letras; como membro de equipe na montagem de projetos pedagógicos e de currículos, como membro de avaliação e estágio e como docente nas disciplinas de Lingüística, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Prática de Ensino em Língua Inglesa, Estágio Supervisionado e Metodologia da Pesquisa Científica. Orientou pesquisas em Análise do Discurso, em estudos interdisciplinares, estágio supervisionado, leitura e em descrição da língua portuguesa e inglesa. Principais temas: Análise do Discurso, gestão e coordenação de curso superior, projetos interdisciplinares, leitura, estágio, descrição das línguas portuguesa e inglesa.

Create Account



Log In Your Account