Não foi por acaso que a Chapada dos Veadeiros no “coração“ do nosso Brasil e bem no nosso Goiás, ganhou o titulo de patrimônio natural da humanidade da UNESCO, além da diversidade da fauna e flora protegida em um parque nacional, a beleza cênica da região é outro atrativo.



 
 
 


 Em nosso primeiro dia conhecemos as cachoeiras Almécegas I e II e São Bento localizadas entre a cidade de Alto Paraíso e a Vila de São Jorge. As duas quedas d’água estão entre as principais atrações da Chapada dos Veadeiros, situadas dentro da Fazenda São Bento, é necessário pagar uma taxa de visitação no valor de 30,00 reais, mas para quem deseja ir apenas na cachoeira São Bento, o valor é R$10,00 por pessoa.

 
 
 

 Do portão da fazenda até o início da trilha é preciso pegar uma estrada de aproximadamente 3 km (é possível fazer de carro ou a pé). Depois de estacionar o carro são mais 1,5km de trilha bem sinalizada com placas até a cachoeira Almécegas I com parada obrigatória em seu mirante para apreciação de tamanha beleza.

 

 


 
 
   


Do estacionamento até a Cachoeira Almécegas II, são aproximadamente 400 metros, a cachoeira possui uma bela queda de 15 metros e um grande poço para banho, uma energia indescritível.




Cachoeira São Bento com a vantagem de trilha bem curta e simples, tem uma piscina natural com boa profundidade pra pular de uma boa altura e fazer um bom mergulho , se prepare a água é ainda mais fria que as outras .



  Ao segundo dia optamos pela Vila de São Jorge e como se não bastasse o charme do interior e suas ruas de terra, pequenas casas de construção simples e a falta de fachadas luminosas, a Vila de São Jorge é o portão de entrada para o Parque Nacional. Pequena e encantadora vila de menos de 1.000 habitantes, que antes fora um povoado garimpeiro.

   
 
   

São Jorge é hoje um destino turístico vibrante e bem épico, cheio de novos cafés, restaurantes, pousadas e gente de todos os lugares do mundo passeando e colorindo as ruas, para amantes de açaí depois de um dia puxado de trilhas recomendo Villa Gourmet com outras opções boas de lanche em seu cardápio bem na entrada da Vila vindo do parque o açai é uma delícia.  

 
   

  O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Criado em 1961, protege uma área aproximada de 240.000 ha Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d água, rochas, além de paisagens de raras belezas. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa cientifica, a educação ambiental e a visitação pública e gratuita.



  

Dica: Use bastante protetor solar, repelente, levem lanches e não esqueçam de levar bastante água e levem seu saquinho de lixo para descartarem no lugar correto ao final (dicas para todos os passeios). 

 
   
   
  
  Para o terceiro dia Cachoeira de Santa Barbara e Capivara ambas localizadas na comunidade Kalunga no vilarejo de Engenho ll do município de Cavalcante  com distancia de 90 km de Alto Paraíso.

 Kalungas são uma mistura de índios com escravos descoberto por uma antropóloga em 1982 não muito tempo (informações adquiridas pelo guia Kalunga). As visitações só são permitida com o guia  da comunidade e é feito a contratação no centro da vilarejo,  na qual a renda é repassada para a Associação Mãe sendo a responsável por repassar e distribuir a renda obtida com o turismo para a sobrevivência dos moradores, a entrada custou 20,00 reais por pessoa e o guia 70,00 para um grupo de até 10 pessoas que pode ser divididos, se estiverem em menor grupo é só aguardar que a todo momento chega turistas, podendo assim formar o grupo, é recomendo já agendar o almoço que é servido a todo momento no restaurante da Dona Maria por apenas 30,00 a refeição é a vontade e ainda se quiser se refrescar com sucos naturais típicos do cerrado como Mangaba, buriti e Tamarindo por 10,00 a jarra ou 3,00 o copo de suco.

 

 

 
   

  Cachoeira de Santa Barbara é a mais cobiçada e mais linda de todas descobertas até então, com queda de 30 metros com seus vários tons de azuis o melhor horário pra visitação é na parte da manhã e pegar o céu refletindo na água, chegamos por volta das 11:30 na cachoeira, já deixo aqui a dica de quanto mais cedo melhor, é possível ir com seu veiculo até a travessia do rio, se seu veiculo é tração 4x4 vá é tranqüilo para atravessar o rio até a trilha são mais 4 km se não o transporte é 5,00 por pessoa, e logo vem a parada para pegar aquela trilha básica sem muito perrengue por ser trilha aberta, exigindo esforço apenas ao final devido as pedras e raízes .

 
   Santa Barbarazinha

  

 Cachoeira da Capivara a trilha tem uma paisagem linda exige um pouco de esforço físico mas vale a pena é linda e a cor verde da água impressiona, a recompensa vem depois, pois é ótima para relaxar, curtir e tomar aquele bom  banho.  

 


 
 
 Para o ultimo deixamos o famoso Vale da Lua é um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás. É um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel, com taxa de visitação de R$: 20,00 portanto um lembrete importante: cuidem de seus celulares e câmeras na hora da foto foi lá que o meu resolveu banhar nas águas cristalinas, me deixando na mão no ultimo dia de viagem haha por sorte para tudo se há um aprendizado e vai uma dica aí:  Não tentem secar na marra, recebi a dica de colocar o celular na lata de arroz, no meu caso deu certo, e com uns 15 dias deixado de castigo ainda tive a sorte de ter meu bom e velho amigo de volta, nesse período comprei um celular novo pois sejamos sinceros não dá mais pra ficar sem celular 15 dias, resolvi compartilhar a dica com vocês porque todo cuidado é pouco e o tal do arroz pode ajudar.

 
   

 Por que conhecer a Chapada do Veadeiros?  

Espero ter respondido bem está pergunta, uma experiência única e se você está na duvida: Pegue o que tú tens, coragem e vá. 
Hospedesse em Alto Paraíso - Pires do Rio 472 Km, tempo estimado da viagem:  6 a 7 horas.

                         Chapada dos Veadeiros 30 de Julho a 03 de Agosto de 2016.

 
   



Thainan Loara

Thainan Loara , universitária , empresária, apaixonado por lugares onde nunca esteve e nos que já esteve com maior objetivo viver , maior sonho “mundo eu e você vamos nós conhecer, natureba mais não despensa uma tecnologia, Sabe aquela pessoa chata que se apega as coisas matérias, a própria cama , bom essa não sou eu. Vamos falar sobre meu assunto favorito “viagens” dicas , culinárias , culturas, os melhores pontos turísticos para ir e economizar . Maiores perrengues e as maiores vantagens ? No entanto é bem importante lembrar que os perrengues são tão fortes quantos os benefícios , como as despedidas . Vantagens são bastantes obvias e é o que normalmente atrai pessoas para idealizar este estilo de vida ,você é livre em ser feliz da maneira que quiser , criar as próprias regras e fazer o que bem entende . Então " Pega a mochila e não olha para trás Relógio nem importa Por que a hora tanto faz Numa viagem o mais importante é o viajante Que congela o tempo quando fotógrafa alguns instantes ..."

Create Account



Log In Your Account