Com o tema “Perspectivas da História: Das Pesquisas do Passado às Incertezas do Presente”, o evento criou uma espaço de discussão e reflexão sobre as fontes históricas

21 de Set / 2017
O Câmpus Pires do Rio da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizou, entre os dias 11 e 14 desse mês, a XV Semana de História e o IV Simpósio Nacional de História.



Com o tema “Perspectivas da História: Das Pesquisas do Passado às Incertezas do Presente”, o evento criou uma espaço de discussão e reflexão sobre as fontes históricas.

Com a ampliação das fontes históricas - não somente documentos oficiais e institucionais, mas uma diversidade de suportes materiais, como filmes, fotografias, relatos orais, dentre outros – multiplicaram-se as possibilidades para o historiador, e isso tem suscitado questões teóricas sobre os usos e suporte para o ofício historiográfico.


E partindo da ideia de não considerar a História como um repositório de datas, mas como construção de conhecimento em perspectiva, na qual o aluno se apresenta como sujeito ativo e participativo, o evento discutiu as fontes históricas sob o prisma da pesquisa e do ensino.


A programação da Semana e Simpósio Nacional de História contou com a palestra do Professor Dr. Thierry Pécout da Université de Saint- Etienne, França.








Create Account



Log In Your Account